terça-feira, 2 de outubro de 2012

Trovadorismo




                A língua portuguesa nasceu em Portugal, foi quando Portugal se separou da Espanha que foi nascendo a língua portuguesa. O trovadorismo foram os primeiros registros escritos da literatura portuguesa, esses textos foram escritos em galego-português. As cantigas foram cultivadas tanto no gênero lírico quanto no satírico. No gênero lírico: cantigas de amigo e cantigas de amor; no gênero satírico: cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.
                O forte do trovadorismo foi a poesia, mas tiveram alguns romances que trouxeram o trovadorismo. Gil Vicente criticava a igreja, e o clero não gostava dele, entre varias obras dele qual se destaca é “o auto da barca do inferno” que ele mostra o verdadeiro lado do ser humano, os defeitos. Então o pai do teatro português é Gil Vicente.
                No trovadorismo existiam cantigas de vários tipos, como: cantigas de amor, cantigas de amigo, cantigas de escárnio e cantigas de maldizer. As cantigas de amor falam sobre o amor impossível que geralmente e cantada por um homem; as cantigas de amigo falam sobre o lamento amoroso da moça cujo o namorado ou amante partiu; as cantigas de escárnio e de maldizer criticam costumes, tendo como alvo diferentes representantes da sociedade medieval portuguesa: clérigos devassos, cavalheiros e nobres covardes nas guerras, prostitutas, os próprios trovadores e jograis, as soldadeiras, etc. Isso naquela época. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário